Por que é difícil manter o emagrecimento?
- Juliana Graminho

- 6 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2022
Muitas pessoas emagrecem, mas acabam voltando a engordar, porque usam a comida para aliviar as emoções. Este é o chamado “comer emocional” que ocorre quando, apesar de saciedade física, a pessoa continua comendo para acalmar-se. Se este for seu caso, este texto pode te ajudar a entender um pouco melhor o que está se passando e o que fazer para melhorar.
Erroneamente as pessoas acreditam que o problema a ser tratado é excesso de peso. Na verdade, nestes casos de comermos emocionalmente, o excesso de peso é apenas um sintoma. Assim, precisamos deixar de querer tratar o sintoma e buscar tratar a causa. Uma analogia para explicar melhor: quando temos uma enxaqueca por conta de problemas no fígado não adianta tomar analgésico (porque a dor irá voltar); precisamos curar o problema no fígado, que é a causa da dor de cabeça - para que a dor cesse.
Dessa forma, fica claro que uma dieta irá tratar somente o sintoma (excesso de peso) e não irá tratar a causa (comer emocionalmente neste caso), além de não produzir um emagrecimento sustentável. Se você faz dieta restritiva seu corpo pode ficar desnutrido - e psicologicamente surge um sentimento de escassez – o que (em 95% dos casos) acaba trazendo em reganho de peso e mais frustração.
Assim, em linhas gerais, para tratar um transtorno alimentar precisamos ajudar a pessoa a compreender e lidar melhor com as próprias emoções. Identificando quais gatilhos fazem com que coma emocionalmente. E quais os pensamentos disfuncionais estão presentes no seu dia-a-dia. Um pensamento disfuncional bastante comum, por exemplo, é achar que precisa executar com perfeição todos os papéis que exerce na vida - profissional, filha, mãe, esposa, etc. - pois, sabemos que a perfeição pode ser almejada sim, mas não existe.
O Programa Comer Consciente tem ajudado mulheres que se sentem culpadas, tristes, frustradas, com raiva ou impotentes diante da comida, a sentirem novamente prazer e liberdade ao comer. O emagrecimento não é o foco principal, mas acaba acontecendo muitas vezes quando aprendemos a não comer nossas emoções. Ao passar pelo programa, temos comprovado, que a mulher deixa de ser refém da comida, para ser protagonista de sua vida.









Comentários