Nutri, cadê minha dieta?
- Dani Pini

- 29 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2023
Essa é a frase que mais escuto ao iniciar uma consulta!!
E assim começo a consulta quebrando alguns paradigmas de dietas ideais, já que se existisse a dieta perfeita não estaríamos com um quadro de obesidade alarmante no mundo.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 26.8% da população está obesa e as taxas crescem anualmente. Então será que o caminho de seguir dietas está adiantando?
Como uma “nutricionista não convencional”, acredito que a ditadura da dieta é uma maneira arcaica de atuação; e que seguir um papel com regras, quantidade de alimentos e calorias ficou fora de propósito.
A alimentação envolve aspectos emocionais, fisiológicos e sociais. O trabalho de mudança de comportamento alimentar, comer com atenção plena (Mindful Eating) e o comer intuitivo (Intuitive Eating) são abordagens comprovadas cientificamente e que direciono em minha prática.
Esse processo viabiliza uma mudança interna, ou seja a pessoa entende que ela é a protagonista de sua vida e que tem sabedoria para fazer suas escolhas alimentares. Assim se abre um novo olhar para si mesmo, trazendo consciência de como me comporto perante a comida e das minhas atitudes alimentares.
Desenvolver a autonomia alimentar é poder escolher sem regras o que realmente meu corpo quer comer, reconhecer meus sinais de fome e saciedade para que possa honrar minha fome e respeitar minha saciedade, levando satisfação após cada refeição e não punição por ter comido exageradamente. Ao respeitar o que quero comer meu corpo fica satisfeito e feliz, pois comer pode sim ser sinônimo de prazer.
Um outro fator fundamental é priorizar o momento que você está comendo, estar completamente presente e envolvido com todos os cheiros e sabores, aguçando dos sentidos, e estar consciente em cada garfada, para que seu corpo transforme aqueles alimentos em nutrientes celulares, inundando seu corpo de saúde e muito prazer!
O Programa Comer Consciente® ajuda mulheres que sofrem pela relação conturbada que possuem com seu corpo e com a comida. São mulheres que se sentem muito insatisfeitas com o corpo, já tentaram diversas dietas sem sucesso, e se sentem refém da comida. O Mindful Eating e Intuitive Eating, mencionados neste texto, estão entre as variadas metodologias que suportam o trabalho profundo, acolhedor, cientificamente embasado e transformador que realizamos no Programa .
Então, sim, (só) é possível emagrecer de modo sustentável e duradouro sem dieta, seguindo os princípios do Mindful Eating, Intuitive Eating e Non-diet. Além disso, cuidando da qualidade de vida e da saúde emocional. Dietas até levam à perda de peso momentânea, mas isso não se sustenta ao longo prazo.
Desejo que a cada dia sua relação com a comida possa ser de harmonia, prazer e paz! E que você encontrem um caminho que a liberte das dietas agora mesmo e que lhe traga alegria e leveza ao comer!









Comentários